A Praia

Praia dos Ingleses

Conta à literatura existente e as narrativas dos moradores mais antigos, que a Praia dos Ingleses é assim chamada porque por volta do inicio do século XVIII um navio inglês encalhou em frente à ilhota denominada Mata-Fome. Alguns homens resolveram permanecer por aqui, constituíram famílias e trabalharam na pesca e agricultura de subsistência.

A localidade de Ingleses do Rio Vermelho, como foi denominada inicialmente, pertencia a Freguesia de São João Batista do Rio Vermelho e comenta-se que era mais povoada que Aranhas, atual Santinho, pois possuía um núcleo maior de habitantes agrupados em torno da Capela do Sagrado Coração de Jesus, edificação construída por um abastado morador local em 1880.

Por ser uma localidade mais distante do centro do povoado da nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, pouco contato se mantinha entre a população local e a sede, o que resultou em poucos registros sobre a história local. No entanto sabe-se que em Ingleses existiam diversos engenhos de farinha e três engenhos de açúcar, cultivo de frutas e legumes e criação de galinha e gado. A pesca apesar de abundante passou a ser a principal atividade econômica a partir da década de 30. Na década de 40 a comunidade chegou a capturar 1.200.000 tainhas durante a safra, nesta época as redes existentes eram de propriedade de dois “coronéis” locais que mantinham o controle econômico e político da localidade, eram eles Gentil Mathias da Silva e José Fernandes da Silva.

Na década de 60, Ingleses do Rio Vermelho foi desmembrado do distrito São João do Rio Vermelho, passou então a distrito de Ingleses do Rio Vermelho que abrange a Praia dos Ingleses e Santinho com 23,3 Km2. Assim como acontece atualmente comemora-se a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, (padroeira local) e a Festa do Divino Espírito Santo que atraia romeiros das localidades ao redor. A Festa do Divino ocorre sempre na época da pesca da Tainha e estendesse às outras comunidades da ilha.

Os Ingleses passou um longo período praticamente sem nenhuma expansão. A partir de 1967 quando se instalou o sistema de energia elétrica e em 1973 quando se construiu a rodovia SC401 e SC403, inicia-se o processo de transformação.